Quem é o CPC?
O Clube Português de Canicultura é uma associação privada sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública desde 2001 e dirigente da Canicultura em Portugal desde 1931.
É responsável pela dinamização desta atividade em todo o país nas suas vertentes lúdica, associativa, cultural, bem como de fomento e melhoramento de todas as raças caninas puras, com especial relevância para as Raças Portuguesas.
Fundou em 1936 o Livro de Origens Português (LOP), sendo a sua entidade gestora.
É membro federado, desde 1936, da Fédération Cynologique Internationale (FCI), a maior organização canina mundial.
Quais são as funções do CPC?
Regulamentar e dirigir superiormente as atividades referentes a cães de raça em Portugal, bem como todas as áreas referentes à sua funcionalidade.
Registar nos livros genealógicos (LOP e RI) os exemplares nascidos em Portugal ou possuidores de registo num dos Livros de Origens reconhecidos pela FCI.
Promover a criação e divulgação de todas as raças caninas no território nacional.
Organizar e promover a organização de exposições caninas, provas de caça e provas práticas nas vertentes de Agility, Busca e Salvamento, Cães de Utilidade, Cães de Água, Obediência e Pastoreio e homologar os Certificados de Campeonato que nelas sejam atribuídos;
Ser o órgão cinotécnico por excelência, formando Canicultores, Comissários, Juízes e outros agentes da canicultura.
Aprovar os estalões de todas as Raças Caninas Portuguesas, assim como as suas alterações, assim como proceder ao levantamento e estudo das populações caninas que se entenda poderem merecer reconhecimento futuro.
Divulgar, promover e apoiar as Raças Caninas Portuguesas.