Aliança Canina Latina
Passados 10 anos a ACL convida o Clube Português de Canicultura a integrar essa Aliança já com objetivos mais latos que são os seguintes:
Criar uma estrutura internacional seguindo o modelo de outras alianças já existentes na Secção Europa da FCI, como por exemplo: a Nordic Kennel Union, aliança nórdica que agrupa todos os clubes de Canicultura escandinavos; da Aliança dos Alpes que agrupa os clubes alemão, austríaco e suíço; a aliança do Benelux que agrupa os clubes da Holanda, Bélgica e Luxemburgo; assim como a Mediterranean Cynological Union e a European Central Eastern Union. Os benefícios provenientes dessas uniões é comprovadamente muito grande.
No caso da ACL, os 4 países seguem uma tradição cinológica muito próxima, com diversas provas comuns na área do Trabalho, da Cinegética – Cães de Parar e de outras vertentes vivas da cinofilia e à qual se sobrepõe um histórico regulamentador comum entre esses Clubes Nacionais e o respetivo Ministério da Agricultura. Também a nossa proximidade geográfica se traduz em intercâmbios frequentes de reprodutores entre os criadores dos 4 países e a participação em eventos pelos nossos respetivos expositores. Os interesses comuns são manifestamente grandes e esta união permite-nos desenvolver a nossa influência dentro da Secção Europa da FCI à qual pertencemos, assim como organizarmos importantes Exposições e Provas sob o nosso logo comum.
Assim entre as diversas ações destacamos as seguintes:
Garantir a presença de um stand comum da Aliança Canina Latina durante as Exposições Caninas da Europa e Mundiais assim como no decorrer das exposições da ACL para fomentar e divulgar a nossa canicultura, as nossas raças de cães e os nossos eventos.
Desenvolver e cruzar as nossas bases de dados genealógicos.
Trabalhar em conjunto na implementação de programas de investigação na área da saúde e preparar-nos para a chegada da genómica na seleção dos canídeos. Os nossos 4 países produzem em conjunto 500.000 cães de raça por ano, isto é, 50% da produção dos outros clubes da União Europeia, numa população de 200 milhões de cidadãos.
O reconhecimento mútuo de todas as nossas raças nacionais ainda não oficialmente reconhecidas pela FCI permitindo-lhes a participação em exposições e registo nos Livros Genealógicos.
A criação de um título (Latin Winner) e de um campeonato (Latin Champion) com um regulamento específico para as atribuições dos respetivos títulos.
A criação de um logo comum da ACL que fará parte dos eventos que realizaremos em conjunto.
A primeira reunião entre os 4 países teve lugar em Lisboa em Junho de 2018 e a segunda em Bruxelas em Agosto de 2018.
O stand comum dos 4 países já marcou presença em Amesterdão (Holanda) na Exposição Mundial 2018, em Agosto, e em Varsóvia (Polónia), em Outubro 2018, na Exposição Europeia e foi muito visitado e concorrido no decorrer desses eventos.
No decorrer da nossa última reunião os nossos Presidentes decidiram também criar um site ACL nas nossas 4 línguas nacionais, assim como em Inglês, com links para os sites web dos países membros, que será implementado em 2019.
Em 2019, as exposições ACL serão as seguintes:
Portugal ACL Latin Winner – Porto, 12/01/2019
Espanha ACL Latin Winner – Madrid, 27-28/04/2019
França ACL Latin Winner – Paris, 01-02/06/2019
Itália ACL Latin Winner – Verona, 14-15/12/2019
Título “Latin Champion”
Títulos “Latin Winner”
Em cada uma das exposições “Latin Winner” serão disputados os seguintes títulos:
- “Baby Latin Winner” será atribuído ao 1.º Muito Bom / 1.º Muito Prometedor de cada sexo em classe de Bebé.
- “Puppy Latin Winner” será atribuído ao 1.º Muito Bom / 1.º Muito Prometedor de cada sexo em classe de Cachorros.
- “Junior Latin Winner” será atribuído ao 1.º Excelente de cada sexo em classe de Juniores.
- “Latin Winner” será atribuído ao vencedor do CACIB de cada sexo.
- “Veteran Latin Winner” será atribuído ao 1.º Excelente de cada sexo em classe de Veteranos.