Skip to content

Taça de Portugal de IGP 2022

Decorreu no Estádio Municipal de Águeda, nos dias 2 e 3 de abril, a Taça de Portugal de IGP 2022 do Clube Português de Canicultura (CPC) organizada pela Subcomissão de IGP/IFH.

Os juízes internacionais convidados para o evento foram Paolo Picariello (PT), Javier Moreno (ES) e Sérgio Gonzalez (ES). Tratou-se de um evento inclusivo pois foram aceites, de acordo com os regulamentos, diferentes cães de diferentes raças e inclusive cães sem raça definida, assim como foi definido quais as disciplinas que cada juiz iria julgar em função das condicionantes dos mesmos.

Além do propósito da competição, o evento estava dotado de uma componente humanitária uma vez que o valor das inscrições reverterá na totalidade para os canicultores da Ucrânia.

Inscreveram-se 12 binómios para serem avaliados na prova de Teste de Sociabilidade do CPC, 6 binómios para a prova de FCI BH/VT, 4 binómios para FCI IGP1 e 8 binómios para FCI IGP3.

Para se submeterem à avaliação compareceram os 12 binómios para o Teste de Sociabilidade do CPC, 5 binómios para FCI BH/VT, 2 binómios para FCI IGP1 e 7 binómios para FCI IGP3.

No sábado, dia 2, deu-se início à competição para FCI IGP1 e FCI IGP3 com a admissão dos concorrentes e inspeção veterinária, seguindo-se o sorteio para a ordem de competição e demais tramitações.

Uma vez presentes nos terrenos procedeu-se à avaliação das performances dos exemplares caninos e respetivos guias na disciplina de Pistagem (A), sendo que, no caso de FCI IGP3 os rastros estiveram a cargo de João Paulino e por Igarki Tejerina, e os julgamentos desta disciplina estiveram a cargo dos juízes internacionais Sérgio Gonzalez e Javier Moreno.

Na tarde de sábado tiveram lugar os treinos oficiais de adaptação, assim como decorreu a avaliação e seleção de novos figurantes de prova de IGP do CPC.

 

No domingo, dia 3, teve início, cerca das 8h30, a competição da disciplina de Obediência (B) quer de FCI IGP1 e de FCI IGP3, a avaliação esteve a cargo dos 3 experientes juízes internacionais, Paolo Picariello, Sérgio Gonzalez e Javier Moreno, em que estes com a exigência e rigor que se impunha avaliaram os concorrentes.

No que respeita à competição foi isso mesmo, competição com todas as vicissitudes e inerências. À medida que as performances iam sendo realizadas e aquando das avaliações os juízes comunicaram quer aos concorrentes quer ao público presente as suas avaliações.

Finalizada a disciplina de Obediência (B) seguiram-se os julgamentos do Teste de Sociabilidade do CPC e de FCI BH/VT que estiveram a cargo do experiente juiz internacional Paolo Picariello, o qual, com julgamentos justos, críticas construtivas e o seu humor característico, avaliou todos os concorrentes presentes com as performances dos seus respetivos companheiros de 4 patas e estes obtiveram uma avaliação positiva, pois todos aprovaram nas avaliações a que se propuseram.

As provas de Teste de Sociabilidade do CPC e de FCI BH/VT além do muito nobre propósito de avaliarem a sociabilidade dos exemplares caninos, representam o início de uma carreira desportiva caso entendam enveredar por esse caminho.

A presença e aprovação de 17 binómios neste evento em muito prestigiou, assim como elevou, a importância do mesmo, pois demonstra que existe interesse em eventos deste tipo e também na modalidade.

Pelas 14h00 teve início a avaliação da disciplina de Defesa (C), de FCI IGP1 e de FCI IGP3, a avaliação esteve novamente a cargo dos 3 experientes juízes internacionais, Paolo Picariello, Sérgio Gonzalez e Javier Moreno.

Sendo neste caso ajudados nas suas avaliações com as exímias performances dos figurantes internacionais Igarki Tejerina e Lucas Martinez, que conseguiram pôr à prova as qualidades e capacidades dos exemplares presentes. Viveram-se momentos entusiasmantes em que o público presente vibrou com o que estava a presenciar.

Findas as avaliações das várias performances procedeu-se à cerimónia da entrega dos troféus e lembranças aos concorrentes e demais intervenientes no evento, contando com a presença para este ato da Exma. Sra. Eduarda Pires, Vice-presidente da Direção do CPC.

Antes foi realizado um minuto de silêncio em homenagem à situação da Ucrânia e também em memória do Boxer “Echo von der Königswiese” que nos deixou de forma inesperada e o qual teve um relevante impacto na modalidade nos últimos anos.

O vencedor de FCI IGP3 foi Carlos Correia com “Diego” (Cão de Pastor Alemão) que com as suas performances obteve o primeiro lugar no pódio.

1.º Carlos Correia e “Diego” (Cão de Pastor Alemão)
2.º Nuno Santos e “Butterfly Vom Spiritus Lusitanos” (Cão de Pastor Belga Malinois)
3.º Vanessa Cruz e “Cloe del Pableras” (Cão de Pastor Belga Malinois)

Estes além de serem os presentes no pódio do evento, foram também os apurados para representar o Clube Português de Canicultura e concomitantemente Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade, agendado para os dias 7 a 11 de setembro, na República Checa, na localidade de Roudnice Nad Labem.

Em FCI IGP1, ao abrigo dos regulamentos da modalidade, considerando as avaliações obtidas, não houve lugar a pódio. Relativamente a FCI BH/VT e Teste de Sociabilidade do CPC a classificação é de Apto ou inapto pelo que inexiste pódio.

Enquanto organização do evento, a subcomissão de IGP/IFH do CPC, em muito agradece a todos os que ajudaram/colaboraram para a realização do evento, assim como agradece a cooperação e colaboração das entidades envolvidas, pela cedência dos espaços e terrenos, apoio logístico e administrativo, patrocínios de materiais, prémios e demais lembranças. Sem o contributo de todos nada do que foi feito seria possível realizar, a todos o nosso muito, mas muito obrigado.

Por: Subcomissão IGP/IFH
Fotos: Ricardo Capucho