No passado dia 18 de julho, decorreu a primeira reunião oficial entre o Clube Português de Canicultura (CPC) e o novo executivo do Ministério da Agricultura do Governo de Portugal.
O Vice Presidente e responsável pelo Gabinete de Intervenção Político Social, Pedro Marques Rodrigues, consertou os trabalhos com o Secretário de Estado do Ministério da Agricultura, Sr. Eng. João Moura, iniciando uma apresentação sumária sobre o CPC, as atividades nas diferentes áreas e o percurso institucional que tinha vindo a desenvolver junto do anterior governo e respectivas entidades responsáveis.
A reunião progrediu debruçando os trabalhos sobre temas de maior pertinência para o setor, tendo sido oportuno explanar as nossas preocupações acerca da importância da alteração da legislação atual e criação de uma nova que cabimente as diferentes realidades da Canicultura portuguesa; a defesa e promoção das raças portuguesas; o bem estar animal; determinados reconhecimento e certificações que em breve anunciaremos; as modalidades desportivas caninas; o sistema de identificação animal; o impacto sócio económico da Canicultura nas diferentes regiões do país entre outros temas que foram mutuamente considerados prioritários.
Tivemos ainda oportunidade de apresentar um conjunto de propostas para o setor dos animais de companhia que mereceram a maior atenção e que algumas das quais serão colocadas em prática muito em breve.
Este foi um importante passo para iniciar um novo percurso entre os dois organismos com o propósito de uma colaboração conjunta em prol do futuro da canicultura e dos animais de companhia, ficando já algumas reuniões agendadas.
O Clube Português de Canicultura tem desenvolvido estes trabalhos com maior incidência nos últimos anos com o objetivo de se posicionar institucionalmente junto das entidades competentes com um papel pró-ativo e consultivo, cimentado o nosso papel como entidade dirigente da canicultura em Portugal.
Por. Gabinete de Intervenção Político Social