Skip to content

Taça de Portugal de Obediência 2022

No magnífico relvado do Centro Hípico da Quinta da Marinha, na vila de Cascais, teve lugar em 10 de dezembro a Taça de Portugal de Obediência 2022, organizada pela Subcomissão de Obediência do Clube Português de Canicultura.

Os julgamentos estiveram a cargo do experiente juiz norueguês Rune Bjerkelund, e a condução dos concorrentes, marcação e montagem de pistas, bem entregue aos comissários nacionais, Arménio Cunha e Marco Oliveira, vindos do norte do país.

A prova decorreu a bom ritmo e contou com 25 dos melhores binómios nacionais, que foram sendo apurados ao longo da época desportiva, distribuídos pelas três classes competitivas.

Contra todas as expectativas, mas tendo a organização felizmente contado com a ajuda de São Pedro, as condições meteorológicas foram as ideais para a prática da modalidade: temperatura amena, sem vento nem precipitação.

Os seguintes foram os vencedores do Taça/Troféu Fernando Galhós 2022, assim denominada em homenagem a um dos percursores da modalidade entre nós, precocemente falecido enquanto treinava com a sua Border Collie Pie Noir.

Taça de Portugal de Obediência 2022 – Pódio da Classe 1

Em Classe 1, ficou no lugar mais alto do pódio o binómio Gonçalo Guerreiro, com a Pastora Alemã Sci-Fi Vom Eisernen Kreuz, vindos do Algarve e em representação do CCA.

Na segunda posição ficou a dupla de Torres Vedras, Edgar Loreti e A’ Greed Dolar of Wild West Spirits (Bandit), Cão de Pastor Belga Malinois, a competirem pelo Hostel Dogs and Cats.

No terceiro posto posicionaram-se os nortenhos João Almeida Dias e Chita, da raça Cão de Pastor Branco Suíço, a representarem a Associação Vimaranense Super Cães.

Taça de Portugal de Obediência 2022 – Pódio da Classe 2

Em Classe 2, ficou em primeiro lugar o binómio composto por Adelaide Pires e a Border Collie Auset de Wild Wolf’s Paradise (Sasha), vindo da zona centro do país, mas em representação da algarvia Iron Dog.

Seguido pelo setubalense César Matos, com a Cão de Pastor Alemão Dirka da Rua do Beco, concorrendo pela Niki Ladra de Oeiras.

Tendo subido ao terceiro posto a dupla da margem sul Miguel de Sousa com Sealords Tiny Dancer (Aisha), Old English Sheepdog ou Bobtail.

Taça de Portugal de Obediência 2022 – Pódio da Classe 3

Na Classe 3, sagrou-se vencedora da Taça a dupla algarvia Luísa Bartolomeu com a Cão de Pastor Belga Tervuren Berkana Maet, a competirem pela Iron Dog.

No segundo posto ficou o nortenho Marco Silva, a competir com o Border Collie Mind the Dog Mignolo, vindos de Guimarães (Associação Vimaranense Supercães).

Por último posicionou-se o binómio cascaense Paulo Fernandes e a Golden Retriever Francis Houseman Baby, da Niki Ladra (Oeiras).

 

Após a Taça, realizou-se em Cascais o jantar de entrega de Prémios do Campeonato Nacional de Obediência 2022.

Mais informação AQUI.

Por: Subcomissão de Obediência do Clube Português de Canicultura