Esta edição da prova de TAN de Podengos foi um sucesso que contou com a participação de 17 cães da raça Podengo Português das diferentes variedades de tamanho e pelagem, todos eles com bastante qualidade.
O saldo desta prova foi bastante positivo, uma vez que tivemos 9 exemplares com uma avaliação positiva sendo certificados como aptos ao Teste de Aptidão Natural (TAN).
Estiveram presentes dezenas de pessoas, entre os quais vários criadores e amantes da raça.
No decorrer das provas, a Subcomissão de Podengos do Clube Português de Canicultura teve o especial cuidado de transmitir uma série de explicações acerca dos diferentes exemplares para que todos os presentes pudessem compreender melhor as avaliações realizadas, sempre numa ótica de melhoramento e formação geral.
Relembramos que estes Testes de Aptidão Natural avaliam, tal como dita o nome, a prestação natural do exemplar no terreno com base no regulamento lavrado pelo CPC. São provas de enorme importância para ajudar a raça no seu crescimento e evolução futura numa óptica que mantém uma correlação harmoniosa entre a funcionalidade e morfologia dos exemplares.
Finalizando a prova, realizou-se um almoço convívio com todos os presentes onde foram entregues os certificados de aptidão.
Não podemos deixar de transmitir um especial agradecimento para todos os participantes e pessoas que estiveram a assistir, assim como aos proprietários da Herdade da Calha do Grou que gentilmente na primeira hora cederam os terrenos e se mantiveram disponíveis para ajudar naquilo que fosse necessário.
Por: Pedro Marques Rodrigues, Vice-presidente da Direção do CPC
3.ª Comissão (Provas de Caça)