BULLDOG INGLÊS E CAVALIER KING CHARLES SPANIEL EM PERIGO NA NORUEGA: REAÇÃO OFICIAL DA FCI
Muitos de vós já terão sido informados através das redes sociais que o Norsk Kennel Klub (NKK) perdeu um processo judicial. De acordo com o veredicto, a criação das raças Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel é proibida na Noruega.
É essencial notar que a proibição se aplica à criação e não às raças em si, ou seja, possuí-las e expô-las continua a ser permitido.
O veredicto de 60 páginas está escrito no idioma norueguês e terá de ser traduzido e investigado minuciosamente antes de podermos expressar a nossa opinião profissional e divulgar uma declaração apropriada.
A comunidade da FCI, que representa nada menos do que 98 países e milhares de criadores em todo o mundo, espera sinceramente que o veredicto não forneça uma posição privilegiada aos criadores de cães não registados e criadores de reprodução intensiva, que realizam a sua atividade sem fazer uso de nenhum dos métodos científicos disponíveis que visam melhorar a saúde geral dos cães.
Por outro lado, os criadores registados, com o auxílio de veterinários responsáveis, têm adotado uma abordagem bastante oposta há décadas, obtendo resultados muito positivos em termos de saúde.
A FCI reitera o seu apoio total ao Norsk Kennel Klub (NKK).
Nós, organizações caninas nacionais, criadores e clubes de canicultura em todo o mundo, apoiamos todos uma causa em comum.
Vamos agir e reagir juntos, a fim de preservar estas duas raças queridas, que são uma parte essencial do Património Cultural Nacional da Grã-Bretanha.
Após uma análise detalhada da situação na Noruega, os próximos passos serão dados.
Em nome do Comitê Geral da FCI
1 de fevereiro de 2022
Dr. T. Jakkel
Presidente da FCI
Tradução: Clube Português de Canicultura